AssistirOnline.net | Seu guia definitivo de filmes e séries online!

Adhemar Gonzaga

Lista de filmes e séries de Adhemar Gonzaga para assistir online

Adhemar Gonzaga (Rio de Janeiro, 26 de agosto de 1901 — Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 1978) foi um cineasta e jornalista brasileiro. Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde, nos anos 1920, formou um dos primeiros clubes de cinema do país, o Cineclube Paredão, juntamente com outros jovens intelectuais como Otávio de Faria, Plínio Sussekind Rocha, Almir Castro, Cláudio Melo e Pedro Lima, cujo objetivo era o estudo do cinema como uma arte. Criou a prestigiada revista Cinearte (1926-1942), que defendia para o cinema brasileiro padrões estéticos semelhantes aos dos filmes norte-americanos.

Fez estágios em Hollywood e fundou, em 1930, os estúdios da Cinédia, primeira tentativa de industrializar a produção cinematográfica no país.

Produziu mais de 50 filmes de diretores como Humberto Mauro, Gilda de Abreu e Luís de Barros. Dirigiu, entre outros, o drama Barro Humano (1929) e quatro comédias musicais que inspirariam as chanchadas dos anos 1950, com destaque para o clássico Alô Alô Carnaval (1936), estrelado por Carmen Miranda e sua irmã Aurora Miranda, onde elas cantam o clássico “Cantoras do Rádio” e outros ídolos do rádio.

Saiba mais sobre Adhemar Gonzaga

Tags mais buscadas para Adhemar Gonzaga

  • adhemar gonzaga
Rolar para cima